back-to-top

É tão fácil levar o Planeta para a sala de aula!

Este é o projeto que inaugura uma nova forma de aprender Geografia.
Com uma estrutura marcadamente construtivista, o PLANETA 8 é o manual mais prático que alguma vez conheceu e o único a integrar um conjunto de Páginas Especiais para o professor.
Guie os seus alunos numa autêntica experiência imersiva, enriquecida por estratégias e atividades singulares.

Autores

Gráficos dinâmicos na sala de aula

Hélio Pinho

Professor do Ensino Básico e Secundário, desde 2004, Hélio Pinho é licenciado em Geografia – Ramo Educacional e Mestre em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde levou a cabo uma investigação sobre “As perceções dos professores e dos alunos acerca dos manuais escolares”.
Formador certificado pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua, no domínio das Didáticas Específicas em Geografia, com mais de 500 sessões de formação ministradas.
Colaborador do Instituto Nacional de Estatística, desempenhando as funções de coordenador de freguesia nos Censos 2011 e de recenseador nos Censos 2001.
Revisor científico de várias obras infantojuvenis e coautor de diversos manuais escolares, atlas, livros auxiliares e recursos digitais da Porto Editora.

Anabela Santos Boto

Professora do Ensino Básico e Secundário, desde 1991, Anabela Boto é licenciada em Geografia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Foi vice-presidente do Conselho Executivo e, atualmente, é coordenadora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e membro permanente da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) no Agrupamento Escolar onde leciona.
Formadora certificada pelo IEFP e membro da direção da Associação Portuguesa de Geógrafos, é também coautora de diversos manuais escolares da Porto Editora.

António Lopes

Professor do Ensino Básico e Secundário, desde 1980, António Lopes é licenciado em Geografia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
É coordenador dos Diretores de Turma e membro permanente da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) no Agrupamento Escolar onde leciona.
Envolveu-se em projetos como o Eco-Escolas, o Parlamento dos Jovens, o Parlamento Europeu dos Jovens e em conferências da organização Caretakers of Environment, fez parte da direção de uma ONG local de defesa do ambiente, e tem-se envolvido em iniciativas de solidariedade social, na vertente educacional e social.
Formador certificado pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua, nos domínios do Estudo do Meio e das Didáticas Específicas em Geografia, é também coautor de diversos manuais escolares da Porto Editora.

Ana Costa

Professora do Ensino Básico e Secundário, desde 2002, Ana Costa licenciou-se em Geografia – Ramo Educacional, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Exerceu funções em inúmeras escolas da rede pública, de Norte a Sul do país.
Em 2010, concluiu a Especialização em Educação Especial – Domínio Cognitivo Motor, na Escola Superior de Educação Jean Piaget, e exerceu as funções de professora de Educação Especial durante um ano letivo.
No ano letivo 2020/2021, desempenhou o cargo de Coordenadora do Grupo Disciplinar de Geografia na escola onde lecionava.

Revisão científica

Instituto de Geografia e Ordenamento do Território