back-to-top

Com o Défis Ados chegam novos desafios

Acompanhe os seus alunos na descoberta de um percurso, onde estes são desafiados, em cada etapa, a desenvolver de forma progressiva, coerente e equilibrada todas as competências comunicativas do QERCL e ainda as competências intercultural e estratégica.

Autoras

Grammaire? Même pas peur… A língua materna como ferramenta estratégica na abordagem da gramática em FLE

Cristina Gomes

Maria Cristina Sousa Gomes é licenciada em ensino de Português-Francês e em Línguas e Literaturas Europeias, e mestre em Estudos Franceses pela Universidade do Minho. É, atualmente, professora de Português do ensino básico e secundário.
Ao longo da carreira, lecionou Francês em várias escolas básicas e secundárias. Colaborou em projetos editoriais de apoio ao ensino-aprendizagem (7.º e 8.º anos) e num manual de Língua Portuguesa do 11.º ano para a Plural Editores Angola, do Grupo Porto Editora.

Natália Fumega

Licenciada em ensino de Português-Francês e mestre em Estudos Franceses pela Universidade do Minho, é, atualmente, professora no Agrupamento de Escolas Alcaides Faria, em Barcelos.
É também licenciada em Línguas e Literaturas Europeias pela Universidade do Minho e mestre em ensino de Português e Espanhol.
Ao longo da carreira, teve experiência no ensino do Francês em várias escolas básicas e secundárias.
Em 2011, ministrou cursos de Francês (A1-B1) no BABELIUM (Centro de Línguas da Universidade do Minho) e participou na publicação de artigos sobre linguística francesa. Colaborou em projetos paraescolares (7.º e 8.º anos) e num manual de 11.º ano em Língua Portuguesa para a Plural Editores Angola, do Grupo Porto Editora.
Foi coordenadora da Estratégia da Educação para a Cidadania de 2019 a 2021.

Teresa Soares

Maria Teresa de Araújo Soares, natural de França, licenciou-se em ensino de Português-Francês pela Universidade de Minho, em 1992. Fez uma especialização em Supervisão Pedagógica no ano 2008/2009, na Universidade do Minho e, em 2012, concluiu o Mestrado na área da Administração Escolar, na Universidade Católica de Braga.
Atualmente é professora de Francês e, ao longo do seu percurso profissional, já desempenhou funções como Coordenadora de Departamento e orientadora de estágio.
É examinadora/corretora DELF do Ministério da Educação Nacional Francês, para os níveis A1 e A2, desde 2012.
Teresa Soares é sócia da APPF (Associação Portuguesa dos Professores de Francês) e participou em várias ações de formação a nível nacional e europeu, no âmbito da didática do Francês e do ensino bilingue. Foi ainda organizadora do Encontro Nacional de Professores de Francês, ÉtéFrançais, em 2018.

Revisora

Cristina Clemente Monteiro
Professora-Leitora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.