back-to-top

Não hesite…tenha o Neutrão sempre à mão!

A magia das reações químicas, a natureza corpuscular da matéria, as unidades estruturais das substâncias, os tipos de reações químicas e os fatores que influenciam a velocidade com que estas decorrem são os vários temas explorados pela Química. Passando ao som, estuda-se a sua propagação, os seus atributos, a sua deteção pelo ser humano e os fenómenos acústicos, sem grande alarido. O estudo das ondas de luz mostra a sua propagação e os fenómenos óticos. Ao longo desta jornada pretende-se, módulo a módulo, estimular a curiosidade e o envolvimento do aluno em diferentes atividades, e contribuir para uma tomada de consciência científica, tecnológica e social da intervenção humana no ambiente e na cultura em geral.

Apresentação online do projeto

Conheça em detalhe os componentes e recursos pedagógicos

Autoras

Toolbox: F²Q do virtual ao real

Noémia Maciel

Noémia Maciel tem uma carreira de 41 anos como professora dos Ensinos Básico e Secundário.
Licenciada em Química – Ramo Educacional, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e em Ciências Farmacêuticas, pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Noémia Maciel fez o Mestrado em Química – Área de Especialização em Ensino, pela Universidade do Minho, e foi professora convidada, em regime de acumulação, na Escola Superior de Enfermagem da Casa de Saúde da Boavista (15 anos), como regente de Bioquímica/Biofísica.
Noémia Maciel é coautora do Projeto Metas de Aprendizagem, da DGIDC – Ministério da Educação, como especialista na área disciplinar/disciplina de Ciências; de projetos de Física e Química, do 7.º ao 12.º ano, editados pela Porto Editora, desde 1992; e de diversos outros recursos, editados pela Porto Editora – Livros de Exercícios de Física e Química – 10.º e 11.º ano, Provas Globais, Livro de Acesso ao Ensino Superior – Química 12.º ano e Bancos de Questões.
No âmbito da implementação de novos programas, Noémia Maciel desenvolveu diversas Ações de Formação para professores.

Alice Cação

Licenciada em Engenharia Química, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e, com duas pós-graduações (Engenharia do Ambiente – Ramo Tratamento de resíduos sólidos, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; A Escola: Desafios do séc. XXI, na Universidade Católica), fez a profissionalização na área do ensino da Física e da Química pela Escola Superior de Educação do Porto.
Professora do 4.º grupo desde 1998, foi, antes, investigadora na Universidade Técnica de Delft (Países Baixos), na área da Termodinâmica entre 1994 e 1996, e na FEUP, na área de mecânica dos fluidos, entre 1996 e 1998.
Alice Cação é também corretora de Exames Nacionais de Química e de Física e Química A desde 2003, e foi Supervisora de Exames Nacionais entre 2008 e 2010. Alice Cação é coordenadora de professores classificadores dos Exames Nacionais de Física e Química A desde 2011, e coautora dos manuais Eu e a Física 11 e Eu e a Física 12, tendo também vários artigos científicos publicados no Journal of Physics and Chemistry.

Andreia Magalhães

Andreia Magalhães é professora de Física e Química.
Licenciada em Química – Ramo Educacional pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e com Pós-graduação em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro, Andreia Magalhães fez o Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Administração Escolar pela Universidade Lusófona do Porto, prosseguindo depois para o Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade Católica do Porto.
Com vários artigos científicos publicados em revistas indexadas à Scopus como: IEEE Xplore, Journal of Information Systems Engineering & Management e Springer sobre a Internet das Coisas na Educação, a autora é também investigadora em pós doutoramento na Universidade Católica do Porto, bem como Formadora de Formadores pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua em áreas como: Organização do Sistema Educativo, Didáticas Específicas (Física e Química), Práticas de Administração Escolar e Tecnologia e Comunicação Educativa.
Andreia Magalhães é coautora dos projetos Eu e a Física 10, Eu e a Física 11 e Eu e a Física 12, editados pela Porto Editora.

Joana M. Soares

Atualmente Técnica Superior de Investigação no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), Joana M. Soares licenciou-se em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), obteve o grau de Mestre em Microbiologia Molecular pela Universidade de Aveiro, e desenvolveu o seu trabalho de doutoramento no Instituto de Engenharia Biomédica (INEB), Universidade do Porto (UP), e Case Western Reserve University, Cleveland, Ohio, EUA, obtendo o grau de Doutor em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Engenharia, UP. Posteriormente, como pós-doc, realizou trabalho de investigação na área do cancro, no Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), UP.
Ao longo da sua carreira, Joana M. Soares desenvolveu competências e adquiriu experiência em diferentes áreas como Imunologia, Parasitologia, Biologia Molecular e Celular, Nanotecnologia, Biomateriais, Engenharia Biomédica e Regeneração de Tecidos, tendo colaborado, como investigadora, em vários projetos de investigação e lecionado como Assistente Estagiária no Serviço de Bioquímica da FFUP, onde deu aulas laboratoriais. Os seus estudos resultaram em várias apresentações em conferências nacionais e internacionais, bem como em artigos científicos, publicados em revistas científicas internacionais.

Revisão científica

M. Céu Marques

Certificação

Sociedade Portuguesa de Física (SPF)