back-to-top

É fundamental experimentar + e o Experimenta tem +!

A curiosidade é uma característica fundamental do ser humano. Desde tempos imemoriais, descobrimos a Natureza e o Universo pela observação e experimentação. A Física e a Química são parte integrante dessa descoberta. Deslumbram-nos com a interpretação dos fenómenos que observamos e com a compreensão do mais íntimo da matéria. Por isso desafiamos os nossos alunos: Experimenta!

Autores

+ Atividades com sensores de telemóvel

Duarte Nuno Januário

Licenciado em Química (ramo científico) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, fez a Profissionalização em Serviço no Instituto Politécnico de Bragança e o Mestrado em Química (ensino) na Escola de Ciências da Universidade do Minho. Frequentou o Doutoramento em Metodologia de Ensino das Ciências na Universidade do Minho.
É formador acreditado de professores.
É professor do grupo 510 (Física e Química) e autor de diversos manuais escolares e livros de apoio escolar. Colaborou na edição de diversas publicações de divulgação científica para crianças.

Eliana do Carmo Correia

Licenciada em Física e Química (ensino), com mestrado em Geoquímica, doutoramento e pós-doutoramento em Engenharia Civil pela Universidade de Aveiro.
Foi bolseira de investigação em ambiente empresarial pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e é membro da unidade de investigação Geobiotec da Universidade de Aveiro.
Obteve duas distinções em investigação: em 2018, Prototransfer – projeto Inespo III (Portugal-Espanha) e, em 2019, Provit – Universidade de Aveiro.
É professora do grupo 510 (Física e Química) e autora de diversos manuais escolares e livros de apoio escolar.

Carlos Brás

Licenciado em Física (ramo ensino) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e com Mestrado em Educação Multimédia (2001), onde investigou sobre a utilização de recursos digitais e sobre Educação à Distância (EAD).
Foi supervisor pedagógico durante vários anos na formação inicial de professores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Lecionou a disciplina Física e Química em Educação Visual e Tecnológica na Escola Superior de Educação do Porto e foi formador acompanhante no programa de formação Ensino Experimental das Ciências, para professores do 1.º ciclo.
Formador na área da didática da Física. Em 2012, recebeu uma menção honrosa da Casa das Ciências, pelo desenvolvimento de uma app para telemóvel. Coordenador do Clube Ciência Viva na escola onde leciona.
É professor do grupo 510 (Física e Química) e autor de diversos manuais escolares.

Revisão científica

Abílio José F. N. Sobral (FCTUC)

Paulo Simeão Carvalho (FCUP)

Certificação

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL)