back-to-top

Física em ação sempre à mão!

Partimos dos movimentos e das interações que os originam, enquadrando-os por considerações energéticas, para sistemas mecânicos redutíveis ao seu centro de massa, proporcionando a interpretação de situações do dia a dia e do movimento de satélites. De seguida, analisamos a produção e a propagação de ondas mecânicas, permitindo uma melhor compreensão de fenómenos acústicos. Continuamos com a origem e caracterização de campos elétricos e magnéticos e a utilização das ondas eletromagnéticas nas comunicações e no conhecimento do Universo. Toda esta jornada, módulo a módulo, despertando a curiosidade no aluno, envolvendo-o em diferentes atividades, que dão sentido científico, tecnológico e social ao mundo onde vive.

Autores

Toolbox: F²Q do virtual ao real

Noémia Maciel

Noémia Maciel tem uma carreira de 41 anos como professora dos Ensinos Básico e Secundário.
Licenciada em Química – Ramo Educacional, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e em Ciências Farmacêuticas, pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Noémia Maciel fez o Mestrado em Química – Área de Especialização em Ensino, pela Universidade do Minho, e foi professora convidada, em regime de acumulação, na Escola Superior de Enfermagem da Casa de Saúde da Boavista (15 anos), como regente de Bioquímica/Biofísica.
Noémia Maciel é coautora do Projeto Metas de Aprendizagem, da DGIDC – Ministério da Educação, como especialista na área disciplinar/disciplina de Ciências; de projetos de Física e Química, do 7.º ao 12.º ano, editados pela Porto Editora, desde 1992; e de diversos outros recursos, editados pela Porto Editora – Livros de Exercícios de Física e Química – 10.º e 11.º ano, Provas Globais, Livro de Acesso ao Ensino Superior – Química 12.º ano e Bancos de Questões.
No âmbito da implementação de novos programas, Noémia Maciel desenvolveu diversas Ações de Formação para professores.

Maria do Céu Marques

Maria do Céu Marques é licenciada em Física – Ramo Científico, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e doutorada em Física Teórica pela Universidade de Oxford (Inglaterra).
Professora Associada no Departamento de Física da FCUP, Maria do Céu Marques coordenou as primeiras edições do Mestrado em Física para o Ensino, do Departamento de Física da FCUP, sendo também orientadora de teses do mesmo Mestrado.
Maria do Céu Marques é coautora dos projetos Eu e a Física 10, Eu e a Física 11 e Eu e a Física 12, editados pela Porto Editora, e revisora científica de vários manuais escolares da mesma chancela.

Alice Cação

Alice Cação é licenciada em Engenharia Química, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e, com duas pós-graduações (Engenharia do Ambiente – Ramo Tratamento de resíduos sólidos, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; A Escola: Desafios do séc. XXI, na Universidade Católica), fez a profissionalização na área do ensino da Física e da Química pela Escola Superior de Educação do Porto.
Professora do 4.º grupo desde 1998, foi, antes, investigadora na Universidade Técnica de Delft (Países Baixos), na área da Termodinâmica entre 1994 e 1996, e na FEUP, na área de mecânica dos fluidos, entre 1996 e 1998.
Alice Cação é também corretora de Exames Nacionais de Química e de Física e Química A desde 2003, e foi Supervisora de Exames Nacionais entre 2008 e 2010. Alice Cação é coordenadora de professores classificadores dos Exames Nacionais de Física e Química A desde 2011, e coautora dos manuais Eu e a Física 11 e Eu e a Física 12, tendo também vários artigos científicos publicados no Journal of Physics and Chemistry.

Andreia Magalhães

Andreia Magalhães é professora de Física e Química.
Licenciada em Química – Ramo Educacional pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e com Pós-graduação em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro, Andreia Magalhães fez o Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Administração Escolar pela Universidade Lusófona do Porto, prosseguindo depois para o Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade Católica do Porto.
Com vários artigos científicos publicados em revistas indexadas à Scopus como: IEEE Xplore, Journal of Information Systems Engineering & Management e Springer sobre a Internet das Coisas na Educação, a autora é também investigadora em pós doutoramento na Universidade Católica do Porto, bem como Formadora de Formadores pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua em áreas como: Organização do Sistema Educativo, Didáticas Específicas (Física e Química), Práticas de Administração Escolar e Tecnologia e Comunicação Educativa.
Andreia Magalhães é coautora dos projetos Eu e a Física 10, Eu e a Física 11 e Eu e a Física 12, editados pela Porto Editora.

Ana Rita Mota

Professora de Física e Química, Ana Rita Mota licenciou-se em Ensino da Física e Química, na Universidade de Aveiro, e doutorou-se em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), sob orientação do Professor João Lopes dos Santos. 
Em 2015/2016 integrou, na Universidade de Harvard, o grupo de investigação de Eric Mazur, tendo sido sua professora assistente no curso Applied Physics, conhecido pela metodologia Team & Project-based approach. Em Harvard, foi também professora assistente do físico David Keith.
Ana Rita Mota é autora de vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, revisora científica de revistas internacionais e investigadora pós-doc no Departamento de Física e Astronomia da FCUP. Tem como principal interesse de investigação as áreas de ensino colaborativo, avaliação e metacognição.

Carlos Azevedo

Carlos Azevedo é professor de Física e Química A e de Física.
Licenciado em Física - Ramo Educacional, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Carlos Azevedo foi professor no Instituto Profissional de Tecnologias Avançadas do Porto e já desempenhou, entre outras, as funções de coordenador do Departamento de Ciências Exatas da Natureza e Tecnologias, de gestor do Projeto Testes Intermédios e de coordenador do projeto de ensino da Física para jovens “miniQuark!”.
Tendo participado em várias Olimpíadas Internacionais de Física com o estatuto de observador científico e de team leader, Carlos Azevedo é, para além de professor, coordenador do Ensino Secundário e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Física, bem como coautor de manuais escolares de Física para o Ensino Secundário.

Revisão científica

F. Maciel Barbosa