back-to-top

A realidade Em Questão

Os processos de digitalização e o impacto de cenários de crise levantam inúmeros desafios.
Este projeto centra-se no desenvolvimento de competências críticas vitais para o exercício de uma cidadania responsável e capaz de transformar estes desafios em oportunidades de superação.
É um projeto versátil, dinâmico e realista, que ajuda o aluno a colocar Em Questão a realidade à sua volta a partir das suas diversas mundividências.
Um projeto para os nossos dias. Para os nossos alunos, que vivem num mundo em mudança, e para si, Professor, que os vai ajudar a viver nele.

Autores

O que é arte?, com Nigel Warburton

José Ferreira Borges

Em 1998, licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e, no mesmo ano, deu início ao seu percurso de professor da disciplina.
A partir de 2004, acrescentou o trabalho de autor de manuais escolares de Filosofia, tendo publicado ainda, em coautoria, O Espaço e o Tempo – Da Ciência Grega à Ontologia Existencial (Edições Afrontamento). Analisou e traduziu as obras Princípios da Filosofia, de Descartes, e Metafísica – Livro I, de Aristóteles (Areal Editores).
É autor do livro de ficção As Quedas de Junho (Edições Hórus), colaborou na elaboração da Monografia do Concelho de Vila Pouca de Aguiar e publicou vários textos de carácter literário, ensaístico e etnográfico em revistas e jornais, como Eito Fora, Periférica e Tellus.

Orlanda Tavares

Orlanda Tavares é licenciada em Filosofia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e mestre e doutora em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação desta universidade.
Professora de Filosofia durante mais de uma década, é agora professora auxiliar na Universidade Lusófona do Porto e investigadora no CeIED (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento) e no CIPES (Centro de Investigação de Políticas de Ensino Superior). Publicou vários artigos científicos na área da educação.
É, desde 2004, autora de manuais escolares de Filosofia.

Marta Paiva

Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Marta Paiva fez formação especializada nas áreas da Educação Especial e da Filosofia com Crianças e Jovens.
Iniciou a atividade docente em 1997/98, na Escola Secundária Carolina Michaëlis no Porto, e é autora de manuais de Filosofia desde 2004.

Nuno Fadigas

Nuno Fadigas é natural de Coimbra.
É licenciado em Filosofia pela Universidade de Coimbra, mestre em Filosofia da Educação pela Universidade do Porto e também doutorado em Filosofia por esta última Universidade.
É professor de Filosofia no ensino secundário, estando atualmente a lecionar em Vila Nova de Cerveira.
Lecionou durante alguns anos disciplinas ligadas à formação inicial de professores na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e outras também no Mestrado em Filosofia da Educação nesta mesma instituição.
Foi também assistente de produção cultural na “Porto 2001 Capital Europeia da Cultura”, na área do Pensamento, Ciência, Literatura e Projetos Transversais. Lecionou ainda “Ética e Deontologia” durante vários anos na licenciatura em Serviço Social no Instituto Superior das Ciências Empresariais e do Turismo.
Atualmente, além da docência no ensino secundário, é também formador de professores em vários organismos, entre eles a Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática, sediada em Braga.
Destaca-se aí a dinamização, entre outros, dos seguintes cursos de formação contínua para professores de Filosofia: “Filosofia e Cinema - Enquadramento Didático”, “A Lógica Proposicional no Contexto das Aprendizagens Essenciais” e “Aprendizagens Essenciais, Ética Prática e Ensaio Filosófico” (esta última em colaboração com Eugénio Oliveira).
Além dos vários projetos de Filosofia para Crianças que implementou em Viana do Castelo e em Barcelos, efetuou já várias comunicações em Portugal e no estrangeiro subordinadas à Filosofia da Educação e dezenas de palestras em escolas secundárias, um pouco por todo o país, que tiveram sempre na Filosofia o seu tema central.