back-to-top

A filosofia é o espaço, por excelência, do pensamento crítico

Um dos principais objetivos do Ágora 11 é promover o pensamento livre, audaz e bem fundamentado. Para isso, construímos um projeto que estimula a autonomia e o pensamento crítico dos nossos alunos, interpelando-os para a reflexão sobre os problemas atuais e para a tomada de posição sustentada. O Ágora 11 é um manual que oferece ao professor diferentes formas de explorar os temas, através de diversas rubricas e vários momentos de consolidação de aprendizagens. Desta forma, permite ao professor dinamizar o momento de aula e contribuir para o desenvolvimento do pensamento dos jovens em direção à consciência crítica e reflexiva que deve caracterizar a cidadania ativa.

Ágora é agora!

Apresentação online do projeto

Conheça em detalhe os componentes e recursos pedagógicos

Autores

Filosofar com arte

Susana Teles de Sousa

Professora licenciada em Filosofia, ramo educacional, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Susana Teles de Sousa tem também o mestrado em Filosofia, Área de Especialização em Ética e Filosofia Política, pela Universidade do Minho, com a dissertação «Um Olhar Moral sobre o Terrorismo: A perspetiva de Michael Ignatieff».
Dedica-se ao ensino desde o ano letivo 2003/2004, tendo passado por escolas públicas, privadas e profissionais. No momento atual, é professora no Agrupamento de Escolas Mário Fonseca.
Já lecionou as disciplinas de Filosofia, Psicologia, Sociologia, Cultura, Língua e Comunicação, Cidadania e Profissionalidade, Cidadania e Empregabilidade, Comunicação e Empreendedorismo, À Descoberta da Vocação, Projetos Transdisciplinares, Mundo Atual e Área de Integração.

Isabel Pinto Ribeiro

Professora licenciada em Filosofia, ramo educacional, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Isabel Pinto Ribeiro tem também o mestrado em Filosofia, Área de Especialização em Ética e Filosofia Política, pela Universidade do Minho, com a dissertação «A Democracia em Jean-Jacques Rousseau».
Dedica-se ao ensino desde o ano letivo de 2003/2004, tendo passado por escolas públicas, profissionais e privadas. No momento atual, é professora no Colégio Júlio Dinis, Porto.
Já lecionou as disciplinas de Filosofia, Psicologia, Sociologia, Área de Integração, Mundo Atual, Cidadania e Profissionalidade e Cultura, Língua e Comunicação.

Rui Areal

Licenciado em ensino da Filosofia pela Faculdade de Letras do Porto e Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade do Minho.
Rui Areal é professor de Filosofia desde 1996 e autor de «A igualdade complexa em Michael Walzer», Diacrítica, Filosofia e Cultura, 2006; e de «Comunitarismo - Adenda sobre Michael Walzer», Manual de Filosofia Política, 2013.