back-to-top

Educar para um futuro verde!

Nunca foi tão urgente garantir a sustentabilidade do nosso futuro coletivo.
O ECOCienTIC é um projeto construído para facilitar o trabalho dos professores face às novas diretivas curriculares e a pensar no sucesso de todos os alunos. Proporciona-lhe todas as ferramentas necessárias para garantir uma educação alicerçada em valores de sustentabilidade e preservação do planeta.

Apresentação online do projeto

Conheça em detalhe os componentes e recursos pedagógicos

Autores

[email protected]: Investigar para aprender (1)

José Salsa

Formado em Ensino de Biologia e Geologia pela Universidade do Minho, especializou-se e desenvolveu trabalho na utilização educativa das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), na mesma universidade.
José Salsa é docente dos ensinos básico e secundário e coautor dos projetos CienTIC, que já mereceram a confiança de largos milhares de professores e de centenas de milhar de alunos de todo o território nacional.
Participou em diversos projetos públicos nacionais de promoção da integração das TIC nos processos de ensinar e de aprender, como os projetos Minerva e Nónio Século XXI, bem como em projetos transnacionais na área da inclusão das pessoas com deficiência. Neste contexto, desenvolveu ao longo de décadas uma intensa atividade na formação de professores e no desenvolvimento de software educativo.
Fervoroso adepto da exploração pedagógica da imagem na construção de ambientes de aprendizagem em Ciências Naturais, a sua atividade como docente, formador e autor traduz-se sempre em metodologias e produtos educativos que transportam, através da imagem, o mundo natural para a sala de aula.

Rui Cunha

Rui Cunha é formado em Biologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, na qual integrou vários projetos de investigação que lhe desenvolveram o gosto pelo trabalho laboratorial e o trabalho de campo. É docente dos ensinos básicos e secundário e coautor dos projetos CienTIC.
Na sua prática pedagógica, é apologista da criação de contextos de aprendizagem sustentados na experimentação laboratorial, bem como em situações-problema que reflitam contextos concretos de aplicação de conhecimentos conducentes à criação de uma sólida cultura científica.
Estas atitudes e valores foram transpostas para a sua atividade como autor, na qual reflete essa necessidade de comunicar a Ciência de uma forma que seja entendível por todos e que permita a aplicação do conhecimento científico no mundo real dos alunos.

Entidade certificadora

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa