back-to-top

Uma Odisseia do conhecimento que percorre, em 13 etapas, a trajetória das Aprendizagens Essenciais

Num contexto de mudança e de grandes desafios, a disciplina de Biologia e Geologia assume um papel de relevância crescente no desenvolvimento de uma cidadania responsável.
O projeto Odisseia proporciona-lhe a inovação, a confiança e a segurança necessárias para que continue a liderar o processo de ensino-aprendizagem, procurando favorecer de forma fácil e apelativa a aplicação da exigente lista de ações estratégicas orientadas para o Perfil dos Alunos e para as Aprendizagens Essenciais.

Autores

Concretização das Aprendizagens Essenciais - Um desafio sempre renovado

Jorge Reis

Licenciado em Biologia (Ramo Educacional), é professor de Biologia e Geologia há 36 anos, tendo desempenhado vários cargos pedagógicos, desde subdiretor, vogal do conselho diretivo, presidente de assembleia de escola, coordenador de departamento e de disciplina.
Jorge Reis tem também o mestrado de Administração das Organizações Escolares, pela Escola Superior de Educação do Porto (2011), e é responsável por numerosas ações de formação no âmbito da Biologia e da Geologia. É ainda coautor, desde 1999, dos livros de Preparação para o Exame Final Nacional de Biologia e Geologia, da Porto Editora.

António Guimarães

Licenciado em Biologia (via Ensino) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (1988), António Guimarães tem uma ampla experiência de docência da disciplina.
De 1993 a 2007, foi professor assistente no ISCE (Instituto Superior de Ciências da Educação) de Felgueiras, onde, para além de ter lecionado as disciplinas de Ciências do Ambiente, Ciências Naturais e Didática das Ciências Naturais, foi também supervisor do estágio pedagógico durante os dois últimos anos letivos.
Desempenhou funções de formador na área de Fotografia Analógica (2004 a 2009), tendo acompanhado variadas ações de formação.
Desde 1999, é coautor dos livros de Preparação para o Exame Final Nacional de Biologia e Geologia, publicados pela Porto Editora.

Ana Bela Saraiva

Ana Bela Saraiva é licenciada em Geologia (Ramo Educacional) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (1985).
Tem desempenhado vários cargos pedagógicos, nomeadamente,  coordenadora de departamento e de disciplina, diretora de turma e membro da Assembleia da Escola e do Conselho Pedagógico. É cocoordenadora do Clube de Ciências tendo sido também responsável pelo Projeto Eco-Escolas. É corretora dos exames nacionais desde 1995 e foi supervisora durante nove anos.
Nos últimos anos, tem desenvolvido vários projetos de carácter científico com os alunos do ensino secundário, participado em concursos de Ciência e em projetos dinamizados por Instituições Científicas e pela Câmara Municipal do Porto.

Hugo Novais

Hugo Novais é licenciado em Biologia e Geologia (ensino de) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2002). É mestre em Biologia e Geologia para o Ensino pela mesma instituição (2006). Pós-graduado em Gestão de Bibliotecas Escolares (2021).
Docente do grupo disciplinar de Biologia e Geologia desde 2001, acumula experiência docente do 2.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Superior. Desde cedo conciliou a atividade profissional com a produção de trabalhos científicos, sendo autor de livros, capítulos em livros, artigos em revistas científicas e congressos da especialidade. Destacam-se as áreas da geoquímica ambiental, radioatividade natural, geoarqueologia, didática da geologia, deteriorações da rocha em edifícios históricos e divulgação de Ciência.

Revisores científicos

Isabel Abrantes
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

António Portugal
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Paulo Gama Mota
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Luís Vítor Duarte
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Entidade certificadora

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa