Investigar a Arte de Ensinar
Começando por uma análise do ensino enquanto ciência e arte, o autor passa em revisão a perspectiva interaccionista geral e o modo como ela se relaciona com as tendências pós-modernas da investigação qualitativa. Esta abordagem é ilustrada com referências à história pessoal e carreira de investigação do autor, bem como à sua investigação recente sobre ensino criativo, incidentes críticos e reacções dos professores às inspecções escolares.
Além das considerações feitas sobre os instrumentos utilizados e o modo como eles se relacionam com a pessoa do etnógrafo, a forma de representar este tipo de investigação constitui um dos motivos de interesse deste livro. Contudo, independentemente dos modos de representação seleccionados, serão as preocupações dos leitores a guiá-los na interpretação do presente trabalho.
Neste quadro, constituem temas centrais deste livro a pessoa do etnógrafo na investigação; a arte do ensino e novas formas de o representar, não esquecendo a ciência e a investigação relativas ao ensino; a investigação ao serviço do ensino e as utilizações da investigação educacional; o trabalho colaborativo entre investigadores e professores.
Todos aqueles que se preocupam com questões educativas encontrarão aqui algo que lhes interesse, contudo os aspectos abordados têm particular relevância para os que se interessam pela investigação qualitativa. Relacionam-se com questões como objectivos da investigação, desenho experimental, carreiras de investigação, acesso, recolha de dados, análise de dados, critérios de verdade, a relação entre a teoria e os métodos de investigação e a escrita e sua divulgação.