Comportamento Adaptativo
A abordagem do CA associa condições de funcionamento independente com o factor da responsabilidade pessoal e social, sendo concretizada neste livro através da comparação bibliográfica e da comparação dos dados, relações e diferenças encontradas. Assim, analisa-se a importância do sujeito e das suas capacidades que, numa interacção conjunta e sistemática com o contexto ecológico onde se insere, se desenvolve e aprende o comportamento adaptativo, adequado a cada situação, apresentando como objectivo último a "vivência de uma vida com qualidade".
A descrição da ECA-E2 é alvo de um capítulo isolado, onde se procede à descrição dos conteúdos da mesma (características, objectivos/ finalidades, classificação, aplicação...) para, numa parte posterior, se proceder ao tratamento estatístico e à comparação dos dados recolhidos ao longo da etapa prática que envolveu todo este trabalho.
No que concerne à metodologia, a ECA-E2 foi aplicada a 50 crianças diagnosticadas com deficiência mental, que se encontram a frequentar o ensino regular, com idades compreendidas entre os 4 e os 14 anos; paralelamente, foi aplicada também a 54 crianças ditas "normais", de acordo com as mesmas premissas supramencionadas para comparação.
Finalmente, e como conclusão da dissertação, e baseados nos seus resultados concretos, procedemos a uma tentativa de ensaio de aplicação prático-pedagógica da ECA, estabelecendo as prioridades programáticas da intervenção promotora de uma melhor adaptação e, por conseguinte, de qualidade de vida.
Colecção Educação Especial
Com a entrada do século XXI, há todo um conjunto de questões com que, necessariamente, a educação especial se está a debater.
Desde qual será o melhor modelo de atendimento para o aluno com necessidades educativas especiais, incluindo aquele com problemáticas severas, até ao papel que o professor do ensino regular e da educação especial, os pais e demais agentes educativos devem desempenhar na sua educação, tudo são questões em aberto a que, com certeza, a investigação e a literatura especializada têm de dedicar especial atenção.
Tendo por base estas premissas, a Porto Editora decidiu lançar uma nova colecção de livros, intitulada Educação Especial, com o intuito de pôr à disposição de todos os profissionais ligados à educação - professores, terapeutas, psicólogos, médicos e pais - um conjunto de instrumentos que lhes permita não só reflectir sobre as práticas mais adequadas ao atendimento do aluno com necessidades educativas especiais, mas também intervir de uma forma mais abalizada e mais criteriosa, tendo por base uma nova realidade que se avizinha, centrada numa escola para todos.