Políticas Culturais e Educação
Michael Apple proporciona-nos uma análise profunda dos actuais debates e, consequentemente, faz a denúncia das propostas de mudança apresentadas pelos conservadores. Apple dá-nos a conhecer as causas e os efeitos resultantes da integração das escolas nessa política e mostra quem poderá ser considerado vencedor e vencido à medida que a restauração conservadora se for fortalecendo.
Longe de defender o status quo, Apple sustenta que a índole conformista e burocrática de muitos sistemas educativos tem, de facto, empurrado as pessoas para uma política de direita. Contudo, diz ele, numa época em que nos confrontamos com o desmantelamento maciço das conquistas que têm sido alcançadas, no que se refere a segurança social, direitos das mulheres, racismo, sexo, sexualidade e conhecimentos que sobre esses conceitos são ensinados nas escolas, é fundamental assegurarmo-nos de que estas conquistas sejam defendidas.
Com esta dupla perspectiva, a presente obra constitui uma defesa eloquente da possibilidade de uma educação pública mais democrática.
Colecção Ciências da Educação - Século XXI
Nunca como hoje a investigação e a reflexão foram tão necessárias à Educação. Nunca como hoje a acção educativa necessitou tanto de uma fundamentação rigorosa e multirreferenciada.
Esta é a perspectiva em que se situa esta colecção, enquanto espaço de debate e divulgação de problemáticas actuais.