Profissão Professor
As abordagens históricas, filosóficas, epistemológicas, psicológicas, pedagógicas e sociológicas sucedem-se ao longo dos seis capítulos: O passado e o presente dos professores, O educador e a ação sensata, Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores, Mudanças sociais e função docente, Aspetos sociais da criatividade do professor e Ofício do professor: o tempo e as mudanças.
Estes estudos coincidem numa apreciação crítica do estatuto e dos percursos dos professores, mas não deixam de reafirmar uma convicção unânime no futuro da profissão docente. É nesta capacidade de distanciamento e de problematização, mas também de empenhamento e de aposta, que reside o seu carácter atrativo para os professores interessados em procurar um sentido para a sua ação pedagógica e profissional.
Gostaríamos que Profissão Professor incentivasse o debate interno no seio das escolas e a reflexão científica no âmbito da formação inicial e contínua, ajudando a fomentar uma nova cultura profissional do professorado.