Investigação e Educação
Repensar, antes de mais, o trabalho do investigador em educação. A especificidade do seu objectivo poderá proibir-lhe a produção de um saber verdadeiramente científico?
Repensar, a partir daí, a ajuda que os práticos, docentes ou formadores têm direito de esperar da investigação científica. Poderão esperar soluções para os problemas que encontram na sua prática?
Ao abordar esta dupla interrogação fundamental sob o ângulo da construção da prova, esta obra dá-nos as respostas de dez dos melhores especialistas actuais a 10 questões que enunciam a problemática geral da prova em educação.
Esta obra mostra que, se não é possível provar a pertinência de uma opção pedagógica, é, em contrapartida, necessário submeter à prova dos factos as convicções que a fundamentam descrevendo, também de forma muito concreta, as vias que permitem aí chegar.
Tanto os investigadores em educação, como os professores e os formadores, encontrarão aqui análises e recomendações particularmente úteis, quer para a sua reflexão, quer para a sua acção.
Colecção Ciências da Educação - Século XXI
Nunca como hoje a investigação e a reflexão foram tão necessárias à Educação. Nunca como hoje a acção educativa necessitou tanto de uma fundamentação rigorosa e multirreferenciada.
Esta é a perspectiva em que se situa esta colecção, enquanto espaço de debate e divulgação de problemáticas actuais.