Contextos de Desenvolvimento e Teorias Psicológicas
Apesar de parecer evidente que nem os indivíduos podem ser adequadamente compreendidos sem referência aos enquadramentos ambientais em que se inserem, com demasiada frequência não se estabelece essa ligação, podendo imputar-se tal desfasamento à carência de conceptualizações que tenham este aspecto suficiente em conta.
Enquadrados por esta realidade, os professores devem, pois, esforçar-se por encontrar os seus próprios modos de intervir, dado que têm de actuar contextualizadamente, conciliando a reflexão crítica e a acção.
Por tudo isso, é de fundamental importância compreender os contextos, nomeadamente os relevantes para a situação educativa, tanto mais que é enorme a sua complexidade, uma vez que dependem de múltiplos factores, cuja participação respectiva nem sempre é clara, envolvendo pessoas, ambientes e processos de natureza díspar e multideterminada.
Contudo, apesar de ser imperativo o papel da psicologia para perspectivar muitas destas questões, o que se realizou até hoje é manifestamente insuficiente, sendo a maior parte do que se sabe sobre o ser humano, em termos de desenvolvimento psicológico, resultante de estudos parcelares que isolaram a actuação do indivíduo do ambiente em que naturalmente ela ocorre.
Assim, torna-se fundamental o contributo de abordagens que permitam aprofundar os factores em jogo e facilitar a compreensão dos contextos educativos, designadamente através do diálogo entre a psicologia e a educação.
Colecção CIDInE
Dirigida pelos Professores Doutores José Tavares e Isabel Alarcão, da Universidade de Aveiro, esta colecção, sucedânea das Edições CIDInE (Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional), tem como objectivo a publicação de livros na área de formação dos profissionais da Educação.