A Sociedade da Exclusão
O autor põe em evidência a linha divisória que atravessa o campo social, histórico, económico, jurídico, escolar, familiar, o dos rendimentos, o da urbanização e o do alojamento, o da saúde, mas também o das ideologias e o das práticas. O processo de exclusão é sustentado por uma vaga de fundo que abana todo o edifício social. Desta forma criam-se espaços de precariedade, de pobreza e de exclusão que representam graus de fragilização social - económica e material - e perda do laço social e simbólico. Uma tipologia de indicadores permite medir estes espaços.
O excluído não está fora da sociedade. É parte integrante de uma relação social na qual ocupa uma posição específica. Ao multiplicarem os dispositivos, as políticas contribuem para este posicionamento fabricando circuitos de exclusão. A passagem de uma sociedade que exclui a uma sociedade solidária pressupõe que se questionem aspetos políticos, culturais, ideológicos e organizacionais.
Coleção Educação e Trabalho Social
Dirigida por Professor Doutor Adalberto Dias de Carvalho
A Coleção Educação e Trabalho Social proporciona ao vasto espetro de pessoas e instituições direta ou indiretamente implicadas na formação eno exercício de funções sociais e educativas um importante conjunto de obras de referência. Abrange-se assim a transdisciplinaridade e a complexidade de uma área decisiva de saberes e de práticas que requer um cuidado esforço de fundamentação de conceitos e de estratégias de intervenção.