O astrólogo e o rei
Em Espanha, a rainha Isabel decreta um édito de expulsão a todos os judeus não convertidos. Em Portugal, D. João II está perto de encontrar uma rota marítima para as Índias.
Forçados a abandonar Espanha, juntamente com as suas famílias, o astrólogo Abraão Zacuto e o cartógrafo Jacob Halevy procuram refúgio em Portugal, onde são contratados por D. João II.
Com os seus conhecimentos e os materiais proibidos que conseguiram resgatar na fuga, tornam-se decisivos na disputa com os reis espanhóis pelo monopólio das riquezas do Oriente.
Encontram, no entanto, um poderoso adversário: Cristóvão Colombo, o célebre navegador, já na dianteira para encontrar o tão desejado caminho marítimo para a Índia.
Circunscritos ao Castelo Real, trabalham contra o tempo para criarem um novo astrolábio e um regimento do sol que permitirão aos marinheiros saber a sua localização em alto-mar. Quando Ari, o filho do astrólogo, quebra o seu juramento de lealdade a D. João, vê-se forçado a escolher entre a mulher que ama e a sua paixão pela aventura e pelo mar.