AUTORES
Lucinda Motta
Maria dos Anjos Viana
Emídio Isaías
VIVA A TERRA!
CIÊNCIAS DA NATUREZA 5.º ANO

1. Manual

 

  • Usa corretamente a língua portuguesa com vocabulário apropriado e linguagem adaptada ao nível etário dos alunos.
  • Emprega terminologias e conceitos precisos e contextualizados. O texto não foi hifenizado para facilitar a leitura.
  • Transmite a informação científica de forma correta e atualizada, recorrendo a textos, figuras e ilustrações.
  • Adequa-se ao desenvolvimento das competências gerais e específicas inscritas no currículo, cumprindo rigorosamente os objetivos e conteúdos do programa.
  • Promove as aprendizagens com base na resolução de problemas e utilizando atividades de carácter experimental.
  • Todas as atividades práticas, de laboratório, experimentais e de campo foram testadas.
  • Privilegia a educação ambiental e promove a educação para a cidadania.
  • Valoriza a escola e os professores como promotores de comportamentos Ambientalmente sustentáveis nos alunos.
Calendário Ecológico
Oferecido ao aluno, neste calendário estão assinalados os “dias ecológicos” que podem ser pretexto para trabalho de projeto.
2. Caderno de Atividades
  • As atividades formativas, com propostas de solução, permitem a autoavaliação.
  • As páginas são destacáveis e furadas para facilitar a correção das atividades e o seu arquivo.
  • O modelo de relatório promove o desenvolvimento das técnicas de trabalho em Ciências e contribui para a aquisição das competências essenciais.

 

3. Fichas de Apoio
  • Podem ser usadas em contexto de aula como instrumento de pedagogia diferenciada ou como trabalho individual para alunos em plano de recuperação.
  • Articulam exclusivamente com o manual e são complementadas por propostas de solução, permitindo a autoavaliação.
4. Guia Pedagógico
  • Amovível e organizado em duas partes, torna o manual mais leve.
  • Estabelece pontes entre os autores e os professores, facilitando a exploração do manual.
  • O Guia Pedagógico contém:
    • exploração das figuras com informação complementar;
    • propostas de solução das atividades formativas;
    • articulação com os materiais do Caderno Pedagógico;
    • articulação com o Caderno de Atividades;
    • articulação com as Fichas de Apoio;
    • articulação com os Acetatos;
    • articulação com as Propostas de Planos de Aula;
    • lista das referências bibliográficas consultadas pelos autores para elaboração do manual.
5. Caderno Pedagógico

Elaborado de forma a constituir-se como um verdadeiro auxiliar das tarefas docentes no ensino das Ciências, o Caderno Pedagógico contém:

Documentos orientadores:
  • competências específicas de Ciências Físicas e Naturais;
  • programa de Ciências da Natureza;
  • esquema organizador dos temas de Ciências Físicas e Naturais;
  • competências do 1.° ciclo e objetivos em Estudo do Meio;
  • articulação das competências específicas com o programa;
  • importância dos mapas conceptuais;
  • importância do ensino experimental das Ciências;
  • proposta de planificação;
  • exploração da capa do manual.
Instrumentos de avaliação e verificação das aprendizagens:
  • autoavaliação de final de período;
  • grelhas de observação e registo de aulas;
  • avaliação de relatório de aula prática;
  • heteroavaliação de trabalho de grupo;
  • autoavaliação das aprendizagens;
  • mapas de conceitos para completar.
6. Propostas de Planos de Aula
  • Instrumentos de organização prévia da aula, tendo por base o manual, os planos de aula constituem um recurso a ser enriquecido pelos professores.
  • Permitem a lecionação em caso de ausência do professor da turma, já que o docente que pretenda ausentar-se do serviço deve, sempre que possível, entregar ao órgão de direção da escola o plano de aula da turma a que irá faltar.
  • Pretendem ser mais um contributo para o trabalho colaborativo entre professores, no sentido de rentabilizar recursos e melhorar a qualidade do ensino e das aprendizagens.
7. PowerPoint® didáticos CD-ROM
  • Contém diversos instrumentos motivadores e facilitadores da aprendizagem:
    • apresentações eletrónicas;
    • acetatos;
    • figuras do manual.
  • Contém diversos instrumentos facilitadores do trabalho em contexto de aula:
    • mapas de conceitos completados;
    • fichas formativas do manual resolvidas;
    • fichas de apoio resolvidas.
8. e-Manual do Professor

O e-Manual foi desenvolvido em estreita relação com o manual impresso. Concebido para ser projetado em sala de aula, o e-Manual consiste na versão digital do manual, a partir da qual é possível aceder a centenas de recursos multimédia:

  • hiperligações a sítios da Internet;
  • animações;
  • exercícios animados;
  • fichas de apoio.