AUTORES
Maria Augusta Ferreira Neves
Luís Guerreiro
António Leite
Jorge Nuno Silva
MATEMÁTICA A 10
MATEMÁTICA A - 10.º ANO
1. Manual

Este Manual teve por base o que foi publicado há três anos, o qual apresentava já uma metodologia moderna e, além de ter possibilitado aos autores testá-lo e melhorá-lo, provou ser uma valiosa ajuda para o Aluno e para o Professor.


O Manual está dividido em três partes para facilitar o seu transporte, o manuseamento por parte do Aluno e apresentar os diferentes conteúdos em livros separados. Assim, cada um dos três livros trata um tema: um dedicado à “Geometria I”, outro com as “Funções I” e um terceiro dedicado à “Estatística”.


O livro de Estatística tem os conteúdos de 10.° ano e, também, os que, com o Novo Programa do Ensino Básico, passarão a ser lecionados nos 2.° e 3.° Ciclos. Estes conteúdos de transição estarão, assim, disponíveis como revisão durante a vigência do Manual.


Fortemente apelativo, apresenta, de uma forma dinâmica, uma grande variedade de propostas, conhecimentos aplicados em contextos reais, exercícios com diferentes níveis de dificuldade e atividades globais de consolidação da matéria estudada. Para apresentar os novos conteúdos, parte de uma atividade inicial que conduz os alunos à teoria. De seguida, apresenta modelos de aplicação e um autoteste para verificação da aprendizagem. Os autores deram particular realce ao tipo de questões saídas em Exames Nacionais.


O Manual apresenta uma organização estruturada e coerente, revelando clara preocupação com a qualidade pedagógica e didática e um especial cuidado com a estrutura e organização lógica, não saltando assuntos mas encadeando-os logicamente.

2. Caderno de Atividades

Reforço das atividades propostas no Manual, é uma mais-valia para o Aluno, no sentido de o preparar para os testes de avaliação e para o Exame Nacional.

O Caderno de Atividades, elaborado em articulação e complementaridade com o Manual, compreende:

– fichas de trabalho com exercícios organizados por grau de dificuldade;
– soluções de todos os exercícios propostos.

Os problemas presentes neste Caderno de Atividades são similares aos dos últimos Exames Nacionais.


3. Guia do Professor

Complemento indispensável para o trabalho do Professor, este Guia funciona em plena articulação com o Manual e o Caderno de Atividades.

Este Guia proporciona ao Professor:

– a resolução de todos os problemas propostos no Manual e no Caderno de
Atividades;
– Planos de Aula para aplicação ao longo do ano, em diferentes contextos.

A enviar ao Professor em caso de adoção do Manual.

 

4. e-Manual do Professor

A versão digital do Manual tem ligação em contexto para outros recursos, de que se podem destacar as animações, que irão permitir ao Professor:

– o reforço da motivação;
– a clarificação da situação problemática colocada;
– o rigor;
– as simulações para diversificar e generalizar;
– a integração da componente experimental;
– a compreensão do contexto por parte do Aluno;
– a diversificação/generalização;
– uma melhor gestão do tempo.


5. PowerPoint ® didáticos para o Professor

Trata-se de um conjunto alargado de apresentações em PowerPoint, que percorre todo o Programa do 10.° ano, com:

– a resolução animada de desafios;
– a resolução animada de exercícios/problemas relevantes.

De modo articulado com o Manual, favorece a adequação e diferenciação pedagógica na sala de aula e podem ser usados, pelo Professor, como base para a criação de outras apresentações e materiais adequados às suas turmas.