Austeridade lidera, mas charter aproxima-se. E esperança, há?
Mais de 6000 portugueses já votaram na Palavra do Ano 2011. Até 31 de dezembro, todos os votos contam em Infopedia.pt.
22.12.2011
O momento que o país atravessa parece estar a influenciar a escolha da Palavra do Ano 2011, iniciativa da Porto Editora. Até ontem, mais de 6000 portugueses já tinham acedido ao site Infopedia.pt (via internet, smatphone ou tablet) para escolherem a palavra que, para eles, marcou este ano.

Neste momento, austeridade é a palavra que recolheu mais votos mas, nos últimos dias, charter, que já está em segundo lugar, e esperança (4.º), têm subido rapidamente. Eis o top à data de hoje:

  • 1. austeridade
  • 2. charter
  • 3. troika
  • 4. esperança
  • 5. fado
  • 6. voluntariado
  • 7. desemprego
  • 8. sushi
  • 9. subsídio
  • 10. emigração


De referir que a seleção das palavras candidatas é da responsabilidade do Departamento de Dicionários da Porto Editora, que teve como critérios a frequência de uso, a relevância assumida ou então simplesmente a sua relação com algum tema muito marcante.

Esta lista de palavras está disponível no site http://www.infopedia.pt/votacao/palavraAno.jsp e é através dessa página que os portugueses podem votar, até ao próximo dia 31 de dezembro, na Palavra do Ano 2011, a qual será conhecida na primeira quinzena de 2012.

Com esta iniciativa, a Porto Editora tem como objetivo principal evidenciar a riqueza e a evolução da língua portuguesa.

De lembrar que, em 2009, a Palavra do Ano foi esmiuçar, tendo os portugueses votado, em 2010, na palavra vuvuzela.