ATIVIDADE EM DESTAQUE

Ovos de Páscoa

Construa com as crianças fantásticos ovos de Páscoa.

DESCARREGAR
OUTRAS ATIVIDADES

Floresta de Poesia

Construa uma floresta da poesia com as crianças em torno da leitura de poemas.

DESCARREGAR
OUTRAS ATIVIDADES

O Carnaval é com o Alfa!

Descarregue a máscara e o cartaz e alegre a sua sala.

DESCARREGAR
OUTRAS ATIVIDADES

E se conseguíssemos adivinhar a cor de um lápis sem o ver? Uma ilusão que ninguém vai conseguir descobrir.

 

Este é um clássico: o truque de remoção do dedo que surpreende quem o vê pela primeira vez.

 

Convide as crianças a construir um postal de Natal para que as suas famílias possam escrever uma mensagem e partilhá-las entre si. Uma forma divertida de envolver a família neste espírito natalício.

 

Realize com as crianças uma breve experiência em torno da dissolução de materiais na água. Será que o açúcar se dissolve? E o óleo? E a areia? Deixe-os praticar e tirar as suas conclusões.

 

Com base na história O dente do Dinis, propomos-lhe um conjunto de atividades para realizar com as crianças, sempre em torno da saúde dentária.

 

Esta dinâmica pretende ser um espaço de intercâmbio e reflexão entre jardim de infância e famílias, transformando-se em momentos de partilha de experiências em toda a comunidade educativa.

 

Quem vai fazer parte do comboio mais rápido no campeonato da praia? Distribua as crianças por dois grupos de igual número e prepare-se para uma corrida emocionante!

 

Uma atividade divertida
Que as crianças vão adorar
Com papel, tesoura e cola
As Festas vão adornar

 

Com imaginação, amor e carinho, os mais pequenos vão construir o mais bonito postal ilustrado do Dia da Mãe.

 

Construa uma cesta da Páscoa para colocar os tão adorados ovinhos de chocolate. Uma atividade didática e muito saborosa!

 

Festeje o Carnaval com as crianças e convide-as a criar as suas próprias máscaras, de uma forma simples e divertida.

 

Proporcione o desenvolvimento do equilíbrio dinâmico e da coordenação visuomotora através do contacto com outra forma de deslocação no espaço.

 

A rainha faz mexer os seus súbditos ao som dos instrumentos. Quando estiver cansada, senta-se e as crianças imitam-na. Passado um momento, tira-se outra rainha à sorte. E assim todos estão a treinar os movimentos e os reflexos.

 

É tempo de relembrar e de viver a tradição dos Reis, de recolher canções tradicionais e cantar as janeiras pela comunidade local. Vamos desejar um bom ano a todos!

 

Este Natal, as crianças vão transformar-se em duendes e ajudar o Pai Natal a encher o saco de brinquedos. Participe neste jogo de estafetas e desenvolva a cooperação entre os colegas.

 

No habitual frio do inverno, porque não pegar numas luvas de adulto e construir uns fantoches de Natal? É uma boa oportunidade para contar algumas histórias sobre esta estação do ano.

 

Toca a mexer! Desde as mãos aos ombros, passando ainda pelos cotovelos e pela cabeça. E porque não ao som de uma canção bem animada? Vai ser um bom exercício!

 

Misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Adicione o leite, o óleo e o ovo e misture de novo. Deite numa forma redonda de lados altos, untada com manteiga e polvilhada com farinha. Disponha por cima as maçãs cortadas em fatias finas. Simples e delicioso!

 

Quem consegue “roubar” o tesouro sem fazer barulho? E o guarda do museu, tem os ouvidos bem atentos?

 

Uma brincadeira muito útil para que as crianças se comecem a familiarizar com a grafia dos seus nomes.

 

Transforme o arrumar dos brinquedos numa atividade divertida. Convide-os a criar os seus próprios baldes para guardarem esses e outros objetos.

 

Por um momento, as crianças vão ser peixes e pescadores, numa atividade de contar bem divertida.

 

Ora aqui está um desafio digno dos Jogos sem Fronteiras: o objetivo é ser o primeiro a encher o balde, mas sem derramar uma gota!

 

Um desafio divertido para as crianças que se vão disfarçar de caranguejos e contornar os obstáculos.

 

Nunca as toalhas de praia foram tão especiais! Polvilhe-as com um pó mágico e faça voar a imaginação dos mais pequenos.

 

Dê a conhecer a música popular do coelhinho saltitão e convide as crianças a imitar e a adivinhar os sons dos animais.

 

E se de repente os objetos à nossa volta mudassem de tonalidade? Através de papel celofane de diversas cores, convide as crianças a fazerem as suas próprias descobertas, em particular com os elementos da Natureza.

 

Deixe a caixinha mágica libertar a magia interpretativa nas crianças. Convide-as a retirar um papel colorido com uma palavra e a interpretar o que ela quer dizer.

 

Trabalhe a paciência e a minúcia nas crianças com a atividade deste mês. Aproveite as cascas de ovo para dar asas à criatividade dos mais pequenos.

 

Para este carnaval, sugerimos algumas máscaras que cada criança poderá decorar ao seu gosto e alguns materiais para construir o seu disfarce.

 

Coloque neve ou gelo em 3 recipientes e mostre às suas crianças o processo de transformação da água.

 

Entre no jogo e envolva todo o grupo numa atividade de descoberta dos fenómenos da natureza que acontecem nesta época do ano.

 

Junte vários materiais, construa um circuito e divirta as suas crianças em torno do Natal com uma atividade de perícia e habilidade para os mais pequenos.

 

Utilizar os objetos do quotidiano para desenvolver a sensibilidade e o toque, é a proposta desta atividade. Rugosa, lisa, áspera ou macia são texturas que as suas crianças vão ter de identificar.

 

Desperte na criança o gosto pela descoberta dos sabores e, sobretudo, pela consciencialização do que é doce, salgado, amargo ou ácido. Uma atividade prática e com alimentos facilmente identificáveis.

 

Uma boa forma de aprender a contar!

 

Esta atividade tem como objetivos conhecer os frutos e sensibilizar para as mudanças ocorridas nesta estação do ano.

 
Back to Top